Quem sou eu

Minha foto
Porto Alegre, Rio grande do sul, Brazil
Em 2004 cheguei ao limite dos 86 kg, usando roupas manequim 48 hiper apertadas, em setembro de 2006 virei minha propria nutricionista e com ajuda de revistas, da internet e com base na dieta dos pontos criei taticas e manhas para emagrecer corretamente sem sofrer, deixei de comer a aprendi a me alimentar! Antes eu devoraca um prato cheio de comida em 5 minutos, hoje saboreio um prato na metade da quantidade de antes no dobro de tempo, e saio estufada da mesa e feliz. Eliminei o refrigerante da minha vida, vou completar em setembro de 2008, 2 anos sem colocar uma gota na boca e nao me faz falta alguma, pois troquei o refri por agua mineral com gás e dei preferencia a ter o luxo de degustar uma cervejinha de vez em quando. Como "premio" de todo meu esforço, eu sai na revista sou mais eu, edição 54, de novembro de 2007 sobre meu emagrecimento de 26 kg, de quebra ainda faturei 500 reais. Isso foi apenas um dos beneficios de ter emagrecido!

terça-feira, 27 de maio de 2008

Lembranças do começo

Hoje me peguei a lembrar de coisas que passei no inicio do processo de "educação" que entrei, para conseguir emagrecer e me livrar do que me encomodava, recordei de uma vez que fui parar no hospital. Lembro que era verão, recém tinha me casado, e faz 4 anos e nao 3 como eu tinha comentado no post anterior, nesse dia estavamos eu e a familia do meu marido no sitio do meu sogro na cidade de viamão, e passamos o dia brincando e tal, lembro que jantei um prato cheio de polenta bem apimentada, com arroz e galinha (credo, e era grande mesmo). Ai sai da mesa hiper estufada com aquela sensação de arrependimento mas segui pro sofa quieta, eu bordo chinelos havainas e resolvi continuar a borda o pe do chinelo que estava quase no fim, mais que derepente começou a doer minha cabeça, do nada senti o coração bater e ainda ouvi ele bater (muito estranho) como se tivesse um microfone na minha cabeça e senti ele acelerar..e foi me dando um medo de me dar um treco, de morrer! não conseguia me acalmar..porém permaneci quietinha sem contar nada a ninguem, ai fui pro quarto e me deitei, meu marido estranhou e perguntou se eu estava bem... tive que responder a verdade e dizer que eu nao tava nada bem, ele saiu correndo se arrumar e eu nao queria ir, pois detesto hospital, não para eu consulta no caso, ate gosto de ir num hospital visitar pessoas, mas eu era a doente dessa vez. Chegue no hospital estava ainda com coração acelerado, mas estava um pouco mais calma, a doutora me examinou, disse que eu estava com coração acelerado e com a pressao alta, e me encaminhou para fazer um eletro.. ela perguntou meu peso e respondi toda envergonha 86 kg... ela me olhou com uma carinha e disse .. bastante para sua idade nao é? faz algum exercicio? perguntou ela...respondi acanhadamente.."nao"...ai ela me receitou um remedinho e mandou que fosse para uma salinha aguardar o chamado para o eletro, e mais tarde ela me examinava de novo. Nessa sala me deram um remedinho, e um AAS infantil (que adoro) e fiquei alí aguardando. Nesse tempo comecei a conversar com algumas pessoas que estavam na sala, uma na minha frente se retorcia de dores na visicula... outra do meu lado estava toda inchada pois alem de gravida era alergica a AAS e tomou sonrisal e não "viu" que tinha AAS na formula..(que pateta), mais pro lado tinha uma velhinha passando mal mas nao lembro o que ela tinha, de repent chegou uma mulher toda suja de vomito, alem de meio maluca tinha apanhado do marido e estava alcolizada tambem em estado de nervos...credo que noite..esqueci o que eu tava fazendo ali ehehehe melhorei duma hora para a outra... mas ai refleti e vi...o que eu to fazendo da minha vida? vi que meu problema era pequeno até perto daquelas pessoas.... Eu nem lembro se fiz o eletro primeiro e depis tomei o remedio, ou vice versa... so sei que quando eu tava fazendo o exame,,, o enfermeiro super querido (magrissimo ate demais) me disse que isso ocorria normalmente com pessoas sedentarias, ele perguntou minha idade e eu respondi 21 ele ficou impressionado, e me disse na boa que ninguem emagrece por magica, tem que se exercitar e cuidar o que come, ele contou ate que corria todas as manhãs, eu ate disse, mas para que se ja é magro? ...ele disse... Mas nao é porque sou magro q tenho que ficar parado.. correr me faz bem e minha saude agradece..
Fiquei matutando aquilo, ate que cheguei na consulta com a doutora de novo, ela mediu minha pressão, ja estava normal e me disse que eu deveria consultar num clinico geral e pedir exames para avaliar se eu não estava com a algum disturbio hormonal, se eu não estava com problemas na tireoide etc. Sai dali na esperança (olha o absurdo) que eu estivesse com algo na tireoide, para mim poder tratar e assim emagrecer...hoje acho que na verdade eu queria uma desculpa para justificar as minhas banhas!

Fiquei pensativa depois disso, ate prometi a mim mesma que nao voltaria mais em hospital assim, ao menos nao por esse motivo né, coisa chata!

Por muito tempo permaneci com medo de morrer, eu tinha um medo violento de morte, eu pensava na morte o tempo todo (mais que comida heheh), eu pensava e se eu morrer apara onde eu vou? sera que isso existe, sera que isso é verdade, sera que o mundo vai acabar, será que isso e aquilo..estava quase maluca, e andava irritada, chorava escondido, nada me contentava, estava mal de dinheiro eu e meu marido e para ajudar não tinha mais roupas para vestir..nada cabia... até que um dia me encorajei e entrei na Hidroginastica com minha mãe...isso foi dia 26 de julho de 2005, estava frio.. antes passamos por uma avaliação fisica com o professor, ele me mediu edos pes a cabeça.. na balança dele deu que eu estava com 81,9 kg... nas balanças de farmacia marcavam 84 kg em media. Fizemos a primeira aula e amamos! passou rapido e so me diverti na agua.. mas a noite quase morri de dores nas pernas hehehe...estava vegetando a tanto tempo e fiz a aula com todo gas..me lasquei... no mesmo mes algumas pessoas acharam que eu tinha emagrecido o rosto, mas acabei continuando a comer em exagero acabei pulando de volta aos 86 kg! Ao receber o resultado da avaliação, meu percentual de gordura era 46%..ou seja..sai dali tirando sarro de mim mesma, falando que metade de mim era banha!
Mesmo fazendo hidroginastica, os medos nao passaram, diminuiram e muito, mas nao sairam,,,ate que comecei a trabalhar numa loja que meu pai comprou e tudo começou a melhorar, fiz uma amizade maravilhosa com a ex-dona da Ferragem e ela me contou que era espirita e tal e meu pai na coinscidencia apareceu com um livro espirita "nosso lar", comecei a ler o livro e no primeiro capitulo foi como se tivessem arrancado o meus medos com a mão! A hidroginastica foi passada para a noite, toda segunda quarta e sexta e com um professor maaaaais legal ainda que o outro, no qual me tornei muito amiga!
Gente, comecei a viver de novo, mas não controlava a alimentação...a data nao lembro..mas isso ja era em 2006, fizemos uma festa de aniver do mes com as colegas da hidro, formamos um grupo bakana e fizemos um churrasco..acho que era em 30 de junho por ai, e eu tinha me pesado e estava com 85,9 kg.... fui pro churrasco me sentindo mais magra por estar 100 gramas a menos hahaha..... comi e fui pra casa. Depois disso, comecei a matutar... se eu emagreci 100 gramas so no exercicio...tenho que programar algo na alimentação. comecei a notar que estava comendo em exagero mesmo... passou agosto e eu ainda estava pensando em mudanças para emagrecer e tal. Até que no periodo apos a menstruação que nao sinto tanta fome, resolvi nao jantar para fazer um teste! comia que enm comia antes, so tentei retirar a janta por uma semana, e surpreendentemente o professor me perguntou num cantinho se eu estava fazendo dieta..pois achava que eu tinha emagrecido.. isso foi a melhor coisa q poderia ter escutado de alguem nos ultimos anos! mas ai fui ajustando algumas coisas...tive akela conversa comigo mesma que ja contei diversas vezes.
Coloquei tudo na ponta do lapis, o que eu comia, o que eu era "viciada", o que eu eliminaria, o que eu so diminuiria, e o que eu trocaria, e em setembro de 2006 comecei!
Passei a fazer as refeiçoes corretas, antes como jantava que nem um animal..nao tomava cafe da manhã...a coisa mais errada q existe! e comecei a me policiar comer devagar.
Passei a:
Tomar cafe da manhã
Fazer o lanchinho da manha 1 hr antes do almoço
Almoçar
lanchar a tarde
Lanchinho antes da hidro
Sopinha antes de deitar
e assim em dois meses perdi 12 a 13 kg...eu so fui me pesar 2 meses depois..pois a balança tem certas horas que ela atrapalha. e melhor ficar um pouco longe dela.. a melhor coisa é ter uma roupa apertada para ser a medida se esta emagrecendo ou não.

So sei que em 3 meses, 90% as roupas do roupeiro ja estavam me servindo, e algumas nao tinha como usar mais pois pareciam roupas de palhaço. num total de 6 meses permaneci sem roupas...pois antes com 86 kg nao tinha roupa pois nao cabiam, 6 meses depois e 20 kg a menos mais ou menos nenhuma roupa dava para usar pois ficaram frouxas demais hehehe. Mandei apertar algumas mas mesmo assim nao usei. Eu doei as roupas e reformulei meu estil de se vestir. Muita gente diz que rejuveneci, e é verdade, na mente tambem, eu estava vivendo que nem uma velha de 70 anos, que hj em dia nem elas de 70 vivem daquele jeito que eu vivia.
Por isso digo, amigas! não desistam! ao decorrer do andar da carroça a gente vê que não e dificil, basta querer que conseguimos. Hoje vejo que foi "bom" ter ficado nakele estado 86 kg, pois aprendi a gostar de mim e me descobrir aos poucos.

Algumas pessoas me perguntaram e vou responder agora.
Perguntaram se eu sempre fui gorda.
Resposta
Não! Eu sempre me achei gorda, e meu irmao sempre me disse isso a vida toda rsrsrs mas sei que nao era pro meu mal, mas ao invez de ajudar, isso atrapalhava. As pessoas me consideravam gordinha..eu vejo as fotos de quando eu tinha 15 anos e vejo que nao era gorda, mas era longe de ser magra tb. Na fase dos meus 18 para os 21 anos nunca passe dos 72, sempre variava de 67 pros 72. Quando sai da Lacta (era promotora de vendas) estava com 72 kg, ai que conheci meu marido e a porca torceu o rabo rsrsrs.

Podem perguntando que aos poucos irei respondendo o que vou lembrando.