Quem sou eu

Minha foto
Porto Alegre, Rio grande do sul, Brazil
Em 2004 cheguei ao limite dos 86 kg, usando roupas manequim 48 hiper apertadas, em setembro de 2006 virei minha propria nutricionista e com ajuda de revistas, da internet e com base na dieta dos pontos criei taticas e manhas para emagrecer corretamente sem sofrer, deixei de comer a aprendi a me alimentar! Antes eu devoraca um prato cheio de comida em 5 minutos, hoje saboreio um prato na metade da quantidade de antes no dobro de tempo, e saio estufada da mesa e feliz. Eliminei o refrigerante da minha vida, vou completar em setembro de 2008, 2 anos sem colocar uma gota na boca e nao me faz falta alguma, pois troquei o refri por agua mineral com gás e dei preferencia a ter o luxo de degustar uma cervejinha de vez em quando. Como "premio" de todo meu esforço, eu sai na revista sou mais eu, edição 54, de novembro de 2007 sobre meu emagrecimento de 26 kg, de quebra ainda faturei 500 reais. Isso foi apenas um dos beneficios de ter emagrecido!

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Hidroginástica

Comentario pessoal antes da matéria
Ginastica perfeita para iniciantes, e "preguiçosos" como eu. A aula é tão divertida que passa rapido e nem se vê que ficou 45 minutos se chacoalhando na água! Recomendo a quem quer praticar um exercicio mas tem vergonha de algo ou preguiça, é muito interessante pois depois que começam os resultados a gente se empolga e passa a procurar novas atividades. Eu por exemplo quero iniciar musculação mas sem largar minha hidro...sem ela não vivo mais rsrsrsrs

Fora a vantagem de fazer os exercicios e não passar calor nem frio... pois no inverno a agua é morninha e no verão é normal. Então a gente não sente suar...


HIDROGINASTICA
A prática de atividade física de maneira adequada confere grandes benefícios ao organismo, já que promove estímulo cardíaco, pulmonar, muscular e contribui também para o bem-estar psicológico. Essas questões são verdadeiras para indivíduos de qualquer faixa etária, principalmente aqueles que se encontram na chamada 3ª idade, pois precisam de renovação constante e estímulo à aprendizagem, ao raciocínio e à alegria e o prazer de viver."
Hoje as aulas de hidroginástica são cada vez mais procuradas nas academias de todo o país. E se você pensa que é só por idosos e pessoas com recomendações médicas está muito enganado. Atualmente, o esporte faz o maior sucesso entre todos os públicos e faixas etárias, jovens, idosos, gordinhos e magrinhos.
As atividades físicas aquáticas provaram ser eficaz no desenvolvimento e manutenção das potencialidades físicas e também orgânicas. Uma componente desse grupo de atividades é a hidroginástica, que vem cada vez mais ganhando adeptos por todo o mundo. Segundo alguns especialistas, os exercícios aquáticos são mais divertidos, agradáveis, eficazes, estimulantes, cômodos e seguros.
Nos indivíduos idosos, a prática de atividade física ajuda a manter ou melhorar a densidade mineral óssea o que é de extrema importância para a prevenção e o tratamento da osteoporose. Também melhora a força muscular, a flexibilidade articular e o equilíbrio, reduzindo a incidência de quedas e o risco de fraturas.
Benefícios
Na hidroginástica, o principal objetivo é o condicionamento cardiovascular e muscular, por meio do treinamento em flexibilidade, coordenação motora e relaxamento. Segundo especialistas, a hidroginástica é extremamente eficaz no combate ao estresse, além de contribuir para uma melhor qualidade de vida dos indivíduos.
Ao contrário dos exercícios realizados no solo, a prática da hidroginástica não é acompanhada por dores, transpiração e sensação de exaustão. Dentro da água, o indivíduo tem uma sensação de redução no peso, o que reduz de maneira importante à tensão nas articulações. Com isso, os exercícios realizados dentro da água são desenvolvidos com maior facilidade, aumentando o rendimento do aluno e possibilitando a prática de atividade por um período de tempo maior. Como o impacto é reduzido, as dores e os espasmos musculares pós-atividades praticamente não ocorrem. O gasto calórico médio é de 260-400 Kcal/hora.
Um benefício bastante agradável da hidroginástica é a massagem proporcionada pela água, por meio da pressão e da resistência. Isso garante um efeito suavizante sobre a musculatura, ajuda a aumentar a circulação periférica de sangue e alivia as tensões.
A hidroginástica, quando praticada de maneira adequada e regularmente, permite uma melhora em todos os componentes do condicionamento físico, que são:

• Componente Aeróbico: melhorando a capacidade cardiovascular e pulmonar;
• Componente de Força Muscular;
• Componente de Resistência Muscular;
• Componente de Flexibilidade;
• Componente de Composição Corporal: relaciona-se à relação entre a massa magra e a quantidade de gordura.
Outra vantagem importante da hidroginástica é que ela é uma das poucas atividades que podem ser realizadas por indivíduos com pouco ou nenhum condicionamento físico. Com isso, pessoas de qualquer idade, inclusive gestantes, podem praticá-la. Nas gestantes, a hidroginástica ajuda na prevenção das dores lombares e cervicais e aumenta a circulação nas pernas, facilitando o parto e o período de recuperação.
Quando comparada ao exercício em terra, verificou-se que correr 400 metros dentro da água equivale, em termos de gasto calórico e tempo, a 1500 metros em terra firme. Caminhar 4,5Km com água na altura da coxa pode consumir até 460Kcal.
Além de tudo isso, não é preciso saber nadar! (para quem morria de medo que nem eu de agua por não saber nadar, pode praticar sem medo)
Modalidades
Hidro Local: trabalha os grupos musculares com halteres, luvas, tornozeleiras e outros equipamentos.
Water Running: tipo de corrida, exercitando braços e pernas.
Hidro Core: trabalha os músculos do abdome, quadril e costas, melhorando o equilíbrio e o alinhamento do corpo.
Deep Running: outro tipo de corrida, praticada com o uso de um colete de flutuação, o que evita o contato com o solo e aumenta o trabalho cardiovascular.
Hidrobol: prática de atividades utilizando uma bola, desenvolvendo a coordenação motora, o equilíbrio e a agilidade.
Hidro Sport: realização de movimentos, sem uso de bolas, como se o indivíduo estivesse jogando vôlei, tênis, futebol e basquete. Melhora a coordenação motora, a resistência muscular e a agilidade.
• Além desses, existem outras modalidades nas quais são realizados exercícios em esteiras, bicicletas ergométricas e trampolins imersos na água.
OBS: Já existe tb o hidrojump (trampolim)...não achei nenhum artigo..mas assim que achar posto aqui
Assim como para a prática de qualquer atividade física, antes de iniciar um programa de treinamento em hidroginástica é recomendável que se procure um médico para que ele possa realizar uma avaliação global de sua saúde, detectando determinados problemas que possam contra-indicar o exercício ou modificar o programa de atividades. Artrite, osteoporose, fibromialgia, problemas de ombro, joelho ou quadril, dores na coluna, obesidade, diabetes, doença cardíaca, hipertensão e asma são problemas que requerem um programa próprio de exercícios. Se o médico não encontrar contra-indicações, não há risco algum em praticar a hidroginástica.
Importante ressaltar que especialistas recomendam que a alimentação seja feita até uma hora antes do início da prática da hidroginástica. Além disso, a ingestão adequada de líquidos é fundamental, podendo-se levar uma garrafinha de água para a beira da piscina.
Recomenda-se que a hidroginástica seja praticada, no mínimo, três vezes por semana durante 45 minutos. Após um período inicial de 3 meses começa-se a perceber seus benefícios. Além disso, o desempenho cardiovascular é melhor alcançado se o indivíduo alcançar 70-85% da freqüência cardíaca prevista para a idade (calculada da seguinte maneira: 220 – idade); entretanto, para que se consiga queimar gordura e perder peso recomenda-se atingir entre 55-70% dessa freqüência prevista.

• Comece com o básico. Procure uma piscina limpa, segura e bem cuidada; a temperatura da água deve ser confortável (entre 28-29°C).
• A equipe de professores deve ser bem treinada, não basta que sejam nadadores e salva-vidas.
• Em geral, as aulas são versáteis e seguras, existindo tipos de aulas específicos para determinados grupos de indivíduos.
• Dentro da piscina, é importante que você se sinta confortável e seguro para que aprenda os fundamentos básicos; o instrutor deve estar atento ao ritmo do aluno.
• Conhecer os seus objetivos e comunicá-los ao seu instrutor são de extrema importância, devendo ser levados em conta para que as aulas sejam proveitosas.
Praticar hidroginástica regularmente melhora todos os cinco componentes do condicionamento físico:
aeróbico, melhorando o coração, os pulmões e o sistema circulatório;
força muscular, capacitando a segurar uma caixa mais pesada e empurrar um móvel;
resistência muscular, possibilitando repetir várias vezes atividades que requerem resistência;
flexibilidade, tornando as articulações capazes de se movimentarem dentro da normalidade;
composição corporal, ou seja, a proporção da gordura em relação à massa magra.
Cada um destes componentes desempenha um papel vital na saúde do organismo.
Deve-se procurar o condicionamento no maior número possível destes componentes
Palavra de Especialista
Segundo Ruth Sova, presidente do Aquatic Therapy and Rehabilitation Institute, ex-presidente da Aquatic Exercise Association e considerada a maior especialista mundial em condicionamento físico aquático, autora do livro Water Fitness After 40, a hidroginástica apresenta melhoras para diversos males, como a constipação, depressão, estresse, insônia, osteoporose, pressão alta e senilidade.
Nossos corpos são feitos para se movimentarem e serem usados; do contrário, deterioram-se. É por essa razão que vemos algumas pessoas de oitenta anos com tecidos corporais de trinta e outras de trinta anos com tecidos corporais de oitenta. Sorte nossa poder manter a idade biológica baixa por meio de algo tão simples, efetivo e prazeroso como a hidroginástica ? afirma Ruth.
Pode-se alcançar um grande êxito em suas metas de condicionamento e saúde através dos exercícios aquáticos. A água é boa, revigorante, rejuvenescedora e, principalmente, divertida. Dá ânimo ao cansaço e tranqüilidade à tensão. Não importa se o seu interesse é um treinamento suave ou desafiante, a água se adapta às suas necessidades. Aqueles que não encontram tempo para fazer exercícios, cedo ou tarde terão que encontrar tempo para a doença. Não perca tempo para ficar saudável!